segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Mistério da Impossível Construção de Stonehenge


Há 4500 anos ao sul da Inglaterra, foi erigido um monstruoso monumento, que diferentemente das pirâmides do Egito, onde seus habitantes exerciam uma forte economia e uso moderado da ciência, os pequenos povoados de fazendeiros ingleses não possuíam riqueza alguma, muito menos uma engenharia conhecida.

Os imensos portais de pedra em Stonehenge pesam quase 100 Toneladas, originalmente a construção era bem diferente. Quatro milénios que separam desde sua construção aos dias atuais, muitas das pedras se perderam, porém, se repararmos com atenção pelo circulo externo, conseguimos idealizar toda a construção por computação gráfica.




Sem nenhuma pedreira por perto, parece impossível pensar que essa imensa mega-estrutura tenha sido construída em tempos ancestrais. Contudo, mesmo de forma impensada foi.


Stonehenge foi construída por pessoas que viviam na Inglaterra entre as idades da Pedra e a do Bronze. Eles trouxeram para Stonehenge dois tipos de pedras, as chamadas “Sarsens”, de arenito duro, com blocos de até 40 Toneladas, foram trazidos de pedreiras de até 32Km ao norte de Stonehenge. As chamadas “BlueStones”, são menores, com mais ou menos 5 Toneladas, foram retiradas de uma pedreira do período Neolítico em Preseli, que fica à assustadores 240Km de Stonehenge.




Tais pedras imensas teriam sido transportadas por 240Km, por pessoas que mal possuíam ferramentas, ou que muito menos haviam feito aquilo antes, e nunca mais iriam fazer. 





O desafio teria de ser enorme, pois teriam de deslocar as pedras da pedreira até o vale, depois até a costa, depois atravessar o canal para então chegar a Stonehenge, era um desafio quase impossível, e, o é até hoje.


Um caminho que hoje fazemos em poucas horas, porém há quase 5000 anos, não possuíam meios de transporte adequados para se locomover, não haviam estradas, pontes, nem barcos grandes o bastante.


As Teorias

Algumas teorias dizem que poderiam ter enrolado em esteiras de vime e rolado até a água, porém acredita-se que rolar uma pedra de 5 toneladas ladeira à cima não seria lá uma tarefa muito fácil, e igualmente difícil conseguir guiar uma pedra desse tamanho ladeira a baixo.

















Mas vamos supor que eles de fato conseguissem, o vime serviria não somente para facilitar o rolamento como para dar flutuabilidade para as imensas pedras, porém, necessitaria-se de muita, mas muita madeira para se fazer isso.
Mas, estamos falando das BlueStones, e elas são as menores em Stonehenge, se trazer essas pedras já parece impossível, como teriam feito com as maiores pedras?


As Sarsens são muito diferentes das Bluestones, além de serem muito maiores, são peças maciças de 40 Toneladas. Assentadas sobre as Sarsens, haviam pedras de aproximadamente 10 Toneladas, e mesmo que não viessem de 240Km de distância, transportar pedras de 40 Toneladas por mais de 30Km também é um trabalho igualmente impossível.
Até hoje se mostra um verdadeiro mistério como um povo pré-histórico conseguiu trazer tais pedras de distâncias tão longas. Mistério esse que perdura por quase 5000 anos.

Existe todo um grupo de teorias sobre como conseguiram trazer as tais Sarsens pelos mais de 30Km, uma das teorias é a das alavancas. Essa teoria mesmo possível necessitaria de um grande esforço e levaria um tempo enorme, além do trabalho contínuo de vários homens.

Outro sistema viável, porém, ainda sim extremamente trabalhoso seria o sistema de trilhos de madeira. Esse com menos esforço, menos homens, porém, com uma enorme quantidade de madeira, mesmo sendo reaproveitadas elas sofreriam um desgaste extremo pelas 40 toneladas de pedra sobre elas.

Outra peculiaridade que ainda permanece um mistério, seria o fato de como as pedras são perfeitamente retas. Para isso os artesãos que esculpiram as pedras em Stonehenge utilizaram ferramentas de pedra, martelos de pedras aproximadamente do tamanho de uma bola de futebol, que ficariam batendo nas pedras até desbastá-las, isso relembrando, há quase 5000 anos atrás.


Mesmo se considerarmos vários homens da idade da pedra, com horas e horas livres para ficarem batendo pedrinhas em pedronas para deixa-las lisas, os problemas deles estariam só começando, pois, se não bastasse ter de trazer pedras de 40 toneladas, ter de alisar, lapidar, cortar essas mesmas pedras, teriam eles o mais difícil de fazer, erguê-las...
Parece meio óbvio que os trabalhadores que construíram Stonehenge dispunham de uma grande quantidade de mão de obra, mas além de levantarem pedras de 40 toneladas e deixa-la em pé, teriam de assentar uma pedra sobre ela, de 10 toneladas, para isso teriam que erguer essa pedra de 10 toneladas a uma altura de mais de 10 metros.
Das diversas teorias, algumas parecem mais aceitáveis, (lógico que não considero que homenzinhos verdes ou Reptilianos vieram dar uma mão aos trabalhadores), contudo, algumas teorias parecem mais viáveis para a época


Uma delas é a da “Rampa”, uma rampa de terra seria levantada paralelamente as pedras e possibilitando assim, assentar a superior, mas essa, assim como as outras teorias, levaria muito tempo e esforço coletivo.





Outra teoria seria a de apoios alternados, seriam colocadas de cada lado alternadamente levantando pouco a pouco a imensa pedra, até chegar ao topo.





A mais viável para mim, e porque não, mais inteligente, seria a que diz que levantaram a grande travessa de pedra usando grandes rodas de madeira, poupando uso de trabalho braçal e esforço dos trabalhadores.

Mas, como Stonehange é anterior aos registros escritos, não existem evidências de como, ou o porquê foi construída, permanece até hoje como um testemunho do impossível e acima de tudo um grande mistério da humanidade.


Uma coisa me parece certa, é um ledo engano pensar nesses tidos ”homens da idade da Pedra” como sendo primitivos, pois em seu meio existiam certamente matemáticos, astrônomos, engenheiros, pessoas fantásticas e habilidosas, construíram Stonehenge para ser admirado pelos atuais 4500 anos, e pelos próximos 4500 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário