sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Revolta dos 20 Centavos


É meu dever cívico escrever essa matéria, mesmo este blog sendo sobre mistérios históricos, sou pendido até com certa alegria e renovação, a escrever algumas linhas sobre esse marco na história do Brasil.

Ao longo de nossa história recheada de contradições e obscuridades, tivemos várias revoltas estranhas, com nomes mais escalafobéticos possíveis, mas todas com intenções de romper esse imobilismo quase crônico que sofre o brasileiro.

Tivemos a “Guerra dos Caceteiros” na Bahia, a “Revolta da Vacina” no Rio de Janeiro ou a “Revolta da Chibata” em Minas, todas essas regionais, tivemos a famosa “Diretas já”, que aconteceram manifestações em Pernambuco, Goiânia, Curitiba e São Paulo, mas nunca, nunca na história de nosso país uma manifestação que abrangesse 11 estados.

Nunca antes foi visto uma manifestação que tirasse de suas casas em todo o Brasil mais de 500.000 pessoas ao longo de 14 dias e de 9 manifestações.
Não sei como nomear essa revolta

poderia ser “A revolta da Copa”, pois saber que o valor estimado do Governo Federal no início das obras para a Copa de 2014 seria de 21,5 bilhões, e até agora, 3 anos e 5 meses depois, esse valor cresceu 26%, (chegando à 27,1 bilhões), que também passa longe da estimativa que a Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) fez, que chega aos assustadores 112 bilhões, todo esse dinheiro que será pago por você caro leitor, que se quer passará perto de um estádio, quanto mais custear um ingresso com um preço módico de 500 à 600 reais.

Poderia sim se chamar a Revolta da Copa, mas eu prefiro que a história chame apenas de “Libertação”, pois vejo com olhos renovados o povo brasileiro, vejo como nunca antes uma atitude para se mudar alguma coisa, vejo o início do fim desse imobilismo sócio-cultural que vivemos desde nosso descobrimento.


Nos livramos da estagnação, começamos a deixar essa procrastinação provinciana de lado, passamos de fato a exercer nosso direito como cidadão, passamos a acreditar que a luz de fato exista ao fim de um túnel, deixamos de fato de ser uma Colônia e viramos um país livre.
Tivemos coragem de gritar, de vaiar uma presidenta bonachona, tivemos a coragem de brigar por algo melhor, de encarar a opressão de um governo que nos sub-julga como gado, tivemos a coragem de ver que não tínhamos coragem.

O brasileiro hoje começa a ganhar a liberdade, deixa de fingir que tudo vai acabar bem enquanto dá voltas para morder o próprio rabo.

Minha opinião????, estou feliz por poder acreditar num povo que descobriu que tem poder de escolha, mas com medo, medo de que descobrimos o poder mas possamos não saber o que fazer com ele.

Enfim..., escrevemos lindamente mais um capítulo na história desse país, fizemos e ainda faremos comoções e manifestações populares, só espero que sejam por mais que apenas 20 centavos...

4 comentários:

  1. ESPALHEM!

    http://2.bp.blogspot.com/-QcS3PEgBME0/Ub9pYQYMSTI/AAAAAAAAEBc/GeVS33kEEsI/s640/greve+geral.jpg

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que vc não deixaria as manifestações de lado. Vc como uma pessoa que estuda muito e gosta disso, teria que expor sua opinião.. Gostei!

    Sempre presente no blog pra dar uma espiadinha e conhecer coisas novas.. ;)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Revolta dos Manipulados. Tomada de poder pela aristocracia das capitanias hereditarias.

    ResponderExcluir