domingo, 3 de junho de 2012

Os Mistérios dos Túmulos de Jesus



É dito que Jesus era Deus em forma humana, e que viveu a sua vida como mero mortal, então, o que aconteceu com seu corpo?.
De acordo com a Bíblia, quando Jesus se ergueu dos mortos ele retornou ao paraíso, historiadores vêm questionando essa interpretação literal dos evangelhos, alguns deles acreditam que seus restos estejam enterrados em algum lugar; mas onde???
Se caso o Túmulo de Jesus de fato exista, a sua localização ainda é incerta, João o Apostolo, fala de um jardim próximo ao local de sua crucificação, já o Evangelho de Lucas descreve o Jardim como um “ Sepulcro que fora Talhado em Pedra “, um presente de José de Arimatéia, Marcos ainda acrescenta que o túmulo fora selado com uma enorme pedra que fora rolada para frente da entrada do túmulo.
Até onde se sabe, os Israelitas somaram ao longo de escavações, 1800 túmulos ao redor de Jerusalém, alguns poucos deles são túmulos comuns, com muitos corpos enterrados juntos, na verdade o que encontraram foram túmulos de pessoas que tinham dinheiro o suficiente para pagarem por um túmulo que fosse entalhado em pedra, ou que tivessem algum tipo de vala esculpida, então, quando os fiéis o descrevem como um túmulo devidamente preparado, com uma enorme pedra que poderia ser rolada ou com o corpo sobre uma mesa,,, bom, essas coisas tem muito significado, existem túmulos em Jerusalém que realmente tinham uma mesa onde o corpo era colocado para se decompor, esse tipo de funeral era praticamente aristocrático, e isso levanta uma questão teológica, como é que esse pobre profeta, que mal era conhecido, que tinha andado desde a Galiléia, com um monte de seguidores viria a ser enterrado como um aristocrata???

 
Prováveis locais do Sepulcro.

 
A versão oficial do vaticano é que seu túmulo ficaria localizado na Igreja do Sagrado Sepulcro, é o mais popular ponto turístico em Jerusalém, Jesus após sair das muralhas da cidadela, foi levado a um lugar chamado Gólgota, que literalmente significa “ O local da Caveira “ e nesse local de formações rochosas que a Igreja do Sagrado Sepulcro foi construída, ela data do século Sétimo e é uns dos únicos monumentos da antiguidade que ainda continuam de pé hoje, passados pelos Impérios de Stambul e Roma, a metros dessa rocha chamada Gólgota, existe uma caverna que se acredita que seria o local onde o corpo de Jesus foi após ser retirado da Cruz, local esse chamado de Anástasis, e localizado no centro da Igreja do Sagrado Sepulcro. Porém, tal local é dito nos evangelhos como sendo o local onde Jesus foi crucificado, e não sepultado.

 
O Vaticano também corrobora com a hipótese de outro local ser o túmulo de Jesus, o “ Túmulo do Jardim ”, Tal lugar se assemelha mais com o dito nos evangelhos por ser um local pouco alterado, e mais aceito portanto por arqueólogos como tendo várias características de um sepulcro do século I.
Cabe salientar que no tempo de Jesus o sepultamento ocorria em duas etapas., a primeira era uma cerimônia que ocorria no dia que a pessoa morreu, cerimônia essa realizada antes do anoitecer onde se reunião familiares do morto no sepulcro da família sempre localizado fora da cidadela, e por fim, o corpo era colocado em um segundo cômodo entalhado na rocha, eram recitados orações e esfregados especiarias no corpo, logo após era enrolado em um sudário feito de linho e deixado por um ano, passado isso, a família retornava e após uma segunda cerimônia os ossos eram transferidos para um ossuário,  o Túmulo do Jardim possui esses dois cômodos e foram achados indícios de cerimônias funerárias, sendo mais preciso afirmar que seria do século I.

No ano de 2007, em um documentário produzido pelo Diretor Hollywoodiano  James Cameron e intitulado  “ O túmulo perdido de Jesus “, Diz que enquanto uma escavação estava sendo feita em 1980 ma região de Talpiot, próximo a Jerusalém, os operários descobriram um túmulo Judeu que datava do século I, o Sepulcro havia sido escavado na rocha e continham ossuários em seu interior, 10 ossuários foram encontrados e 6 destes estavam cravados com nomes dos falecidos, o que não era uma prática costumeira a ossuários datados do século I, em um deles estava escrito “ yeshua bar yosef ” ( Jesus filho de José ), nos outros continham nomes um tanto importantes para os cristãos, “ maryam “ ( Maria ) “ yosa” ( apelido para José ), “ matya “ ( Matheus ),” yeuda bar yeshua ( Judas filho de Jesus ), e o que mais deixou os arqueólogos estupefatos, “ “marya’ ne”( Maria Madalena ).





Foi alegado por Jornalista e Arqueólogos renomados como argumento de autenticidade a tumba como sendo de Jesus e sua família que numa estatística de probabilidade, qual seria a chance de encontrar uma tumba com os nomes “Jesus filho de José, José, Maria e Maria Madalena” todos juntos em ossuários e essa tumba não ser relacionada a Jesus, mesmo sendo no século I, Já houveram Arqueólogos na Palestina que ceticamente desmereceram a descoberta dizendo que Yeshua em Aramaico seria uma forma de se escrever o nome de Jesus, e que esse nome seria um nome popular na época que muito provavelmente vários homens se chamavam Jesus.


 Existem lendas que afirmam que Jesus sobreviveu a crucificação e rumou para o leste, teria seguido com alguns de seus apóstolos para a Índia, mais precisamente para a cidade de Srinagar, lá existe um túmulo que as pessoas acreditam ser de “Yus Asaf”, ou Jesus.

De acordo com a tradição indiana antiga, datada do século I, “Yus Asaf”foi tanto Príncipe como profeta, que chegou a Kashmira depois de ter sobrevivido a crucificação na terra dos filhos de Israel, textos sacros Indianos descrevem como o rei “Shalev Aham” conheceu “Yus Asaf”, um homem de pele bonita e vestido de roupas brancas, que dizia ser chamado de filho de Deus e ter nascido de uma virgem.

Outros documentos hindus do mesmo período histórico dizem como Yus Asaf descrevia a si mesmo como “Jesus de Nazaré”; Historiadores ao analisarem tais escritos hindus e a tumba localizada em Srinagar, dizem que a tumba esta posicionada como somente um tumulo Judeu ficaria e que ele havia sido pintado com as cores Judias Azul e Branco, e mais tarde foi descoberto uma marca em um piso encerado que mostra marca de pés com furos, provavelmente feitos pelo corpo que jaz na tumba, marcas comuns em crucificações.

O Tumulo do tal mártir em Srinagar tem dois sarcófagos, um, de um rei local está posicionado na direção Norte-Sul, conforme o costume muçulmano, o que contém o profeta Yus Asaf aponta para Leste-Oeste, conforme o costume Judeu.

Esse posicionamento prova que Yus Asaf não era um profeta Islâmico ou um Santo Hindu, e se ele fosse mesmo Jesus Cristo?

 

Outro mito envolvendo o túmulo de Jesus, essa lenda datada da idade média diz que Jesus havia ido para a França, na época chamada de Gália, ele havia migrado para França após ter escapado da execução, a lenda diz que Jesus teria ido acompanhado por alguns discípulos e por sua esposa Maria Madalena  e se instalado em uma comunidade judaica em algum lugar próximo a Rennes-Le-Cháteau.

 

A 2000 anos, um jovem Carpinteiro da pequena cidade de Nazaré, começou a pregar mensagens de amor compaixão e perdão, por um curto período de 3 anos, esse pregador acompanhado por muitos discípulos viajou pela Galiléia difundindo sua mensagem de amor que os sacerdotes do alto clero Judaico consideraram como heresia, sua história teve um fim dramático quando ele foi julgado e executado pelos romanos, começando o espetáculo de horror nos jardins do Getsêmani e terminou de alguma maneira com a sua ressurreição .

O fato é que a ressurreição de Jesus não pode ser provada, não é palpável e nem identificável, não é Histórica e não pode ser seguida, fim da história...

A busca pela tumba de Jesus nos faz refletir sobre sua ressurreição, assim como as origens do cristianismo, não se tem na história a certeza exata de para onde ele viajou ou seu local de nascimento ou morte, não se tem documentos escritos pelo próprio Jesus somente escritos feitos por seus discípulos anos após a sua morte,  basicamente ele era um profeta de mentira, e sua morte gerou um tsunami no império Romano.

Menos de 300 anos depois de sua crucificação, Roma, a terra natal de seus executores havia passado para seu lado, hoje em dia, o cristianismo é a segunda maior religião do mundo com aproximadamente 3 bilhões de seguidores.

Nada mal para um transtorno público, da qual a existência é duvidada por alguns...


42 comentários:

  1. A EVIDENCIA DA EXISTÊNCIA DE JESUS VAI MUITO ALEM E É PROFUNDAMENTE REVELADO PARA POUCOS, MAIS SE QUER UMA DICA E SÓ PERGUNTA OS 3 MILHÕES DE CRISTÃOS.

    ALTOR: ALILIO MIGUEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom meu caro Alilio, quando me referi a “falta de provas”, quis dizer em relação a “fatos”, coisas escritas ou físicas da existência dele, não estava fazendo menção a fé ou a qualquer evidência religiosa ou proveniente de qualquer ramificação cristã, mesmo porque, fatos oriundos de tais meios são meramente fictícios, um invencionismo criado por mentes assim como a sua, nada conscientes do mundo que os cerca.
      Não fiz por meio de meu post uma apologia ao Ateísmo, cada um acredita no que quer, salientei sim uma total escassez de fatos palpáveis, coisa essa que você, se talvez procurar a origem da religião na qual é um adepto, se procurar a essência daquilo que você acredita, vai descobrir um Jesus humano, sem super-poderes ou milagres, um Jesus imensamente sábio, mas sujeito a erros como eu e você.
      Sei que eu iria querer demais pensando em você fazendo uma pesquisa, pois primeiramente “Autor” é com U e não com L, sendo assim, sugiro que sua primeira pesquisa seja de sua língua pátria, para depois pensar em pesquisar sobre aquilo que você acredita, mas..., de qualquer forma, obrigado por seu comentário...
      Paulo Winchester.
      O.B.S..., Aconselho a refinar melhor as suas buscas, pois acredito que tenha entrado em meu blog por um mero “acaso”, e se esse não conseguiu esclarecer sua mente perturbada, sugiro que procure sim sites de orientação psicológica, Abraços Fraternos....

      Excluir
    2. Excelente resposta senhor Paulo Winchester. Adorei tudo o que o senhor escreveu. Sou fascinada pelas histórias bíblicas e procuro acompanhar sempre que posso todo tipo de pesquisa sobre Jesus.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Obrigado Adriana, também sou um fascinado pelas pesquisas bíblicas, e sempre que posso tomo nota delas, seja bem vinda ao Blog e obrigado pelo seu comentário

      Excluir
  2. Caro amigo, se a vida de Jesus na Terra fosse uma ficção, o império romano, jamais teria admitido tal "ficção " se propagar e fariam questão de mostrar os restos mortais de Jesus e por um fim em todos os rumores, mas como diz a bíblia, Jesus ressucitou dos mortos e teve mais de 500 testemunhas que o viram andar por 40 dias após sua ressurreição. Sua vinda a terra, mudou a história, Ele foi o único Deus de verdade, que morreu e ressucitou, ninguém sabe de seu túmulo, porque o mesmo não era dele, ele apenas teve emprestado por 3 dias, a respeito de sua pesquisa, no início você fala o seguinte: "e isso levanta uma questão teológica, como é que esse pobre profeta, que mal era conhecido, que tinha andado desde a Galiléia, com um monte de seguidores viria a ser enterrado como um aristocrata???" Isto prova que o seu conhecimento teológico é raso, pois nenhum teólogo, tem dúvidas que o túmulo de José de arimatéia, o verdadeiro dono do túmulo e seguidor de Jesus, o emprestou, conforme a narrativa bíblica do livro de Marcos, capítulo 15, caso não ha conheça, sugiro que a leia. Outro fator interessante a ser considerado é que tanto judeus, quanto romanos, adorariam pensar que isto foi um fake, mas Jesus foi real e temos relatos históricos, extra - bíblicos, como no caso do historiador judeu Flávio Josefo. Poderia te passar muitas referências históricas sobre o assunto, caso deseje, para que não fiquemos apenas no campo "religioso", haja visto que pelo seu comentário, creio realmente que não seja ateísta, mas adepto de alguma filosofia que condena a deídade do Cristo, que aliás , segundo a palavra de Deus, é uma abominação tremenda, recomendo que avalie suas citações ao chamar aqueles que foram comprados pelo sangue precioso de Cristo, como perturbados, pois Ele é o nosso Senhor, e independente de sua crença nas verdades bíblicas, ignorar algumas partes da bíblia, pelo fato de não estarem de acordo com suas convicções, não te isentará do julgamento de Deus e suas penas. Não é porque eu não acredito em uma lei, que ao infringi-la, não serei punido pela justiça. Mas não respondi este texto com objetivo de te atacar, pelo contrário, o material que você levantou é muito interessante e conta vários relatos, pena que alguns sejam realmente sem noção, como aquela história de "Maria Madalena" o nome dela era Maria sim, mas madalena não é sobrenome, é como Jesus o nazareno, apenas era uma referência de sua terra natal, no caso desta maria, ela era natural de cidade de "Magdala". Assim, para que seu material tenha valor para referencia, favor consultar as fontes antes de postar como legítima verdade e sair atacando a fé dos outros. Que o Senhor Jesus, através do Espírito Santo de Deus, possa ser real em sua vida. Fica na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo que nem se dignou a assinar a postagem, gostaria de esclarecer alguns tópicos onde eu acredito terem sido desvirtuados pela sua ótica fanática de pseudo entendedor de teologia.
      Em primeiro lugar, não existem provas palpáveis que isso que Jesus ressuscitou, ou se quer que ele tenha andado por 40 dias, ou se quer relatos das tais 500 testemunhas que o viram, a sua única fonte é a bíblia, que por sua vez, não é e nunca foi tida como fonte fidedigna de qualquer fato histórico.
      Em segundo lugar, você cita um parágrafo em meus post que diz “e isso levanta uma questão teológica, como é que esse pobre profeta, que mal era conhecido, que tinha andado desde a Galiléia, com um monte de seguidores viria a ser enterrado como um aristocrata???".
      Bom, se você acha meu conhecimento teológico raso, o seu “Conhecimento da língua portuguesa em interpretação de um texto” é ZERO, pois em momento algum eu neguei a origem do túmulo no qual ele foi enterrado, muito pelo contrário, eu ainda citei o nome de José de Arimatéia, porém, a questão teológica se deu não pelo local, e sim pela evidência de que CONSIDERANDO UMA HIPÓTESE de que Jesus tenha sido enterrado levando-se em conta ritos funerários Judeus iniciados no século 1, tendo em vista o túmulo no qual ele tenha sido enterrado, MAAAAS, seriam pérolas aos porcos, pois o Sr se quer sabe interpretar um texto, quanto mais saber sobre ritos funerários do primeiro século.
      Interessante o Sr tocar o nome de Flávio Josefo, e citar ele como fonte fidedigna da obra de Jesus, pois nenhum historiador usa o nome de Josefo para corroborar a obra de Jesus, pois ele apenas compilou a sua obra "Antiguidades Judaicas" em que ele fala de Jesus nos trechos 18,3,3 parágrafos 63 e 64 apenas no ano 95dC, e recentemente foi descoberto um texto em árabe datando do ano de 67dC contendo exatamente os mesmo trechos que os publicado por Josefo, sendo assim, Flávio Joséfo fez apenas uma “interpolação acrescentada” desses tais textos, retirando de Josefo quaisquer credibilidade por seus escritos.
      MAAAS, acredito que o Sr não deva ter ouvido falar sobre não é?, afinal, não sou muito bem eu que preciso ler sobre a obra de Flávio Josefo para aprender alguma coisa.
      Eu realmente acho que você deveria ler novamente meu texto, pois em um outro momento, você coloca meu texto como sem noção, e cita como se eu desconhecesse o fato do sobrenome de Maria Madalena, sendo que apenas não mencionei o porque do sobrenome de Maria Madalena por não ser o enfoque do post, mas peço desculpas se isso lhe ofendeu, e apenas o fato de eu não ter colocado não faz jus ao seu julgamento de que eu seja um inculto pagão que estou condenado ao inferno.
      Aliás, acho até graça seus argumentos, pois como pode achar algo sem noção sendo que, menciona em seu “manifesto apocalíptico” em um trecho que diz “ ignorar algumas partes da bíblia, pelo fato de não estarem de acordo com suas convicções, não te isentará do julgamento de Deus e suas penas”.
      Me explique por favor o que é isso??? kkkkkkkkkkkkkk, você por um acaso está me fazendo uma ameaça velada??, ou um aviso pré-dito pelo espírito santo que tocou seu coração dizendo que eu precisava ser salvo do julgamento de Deus???.
      E por favor, se quer mentir em seu circo fanático tudo bem, mas o que mais me enoja em pessoas como vocês são essa mania de falar o que quer e depois tocar o nome de Deus achando que todos ao redor tem que ouvir calados.
      Você disse em outro trecho “Mas não respondi este texto com objetivo de te atacar”, ai eu te pergunto...””Como não??””, mas sei que para alguns de vocês saber respeitar a opinião alheia é muito difícil, eu sou Gnóstico, tão logo SOU ATEU na ótica de vocês, o adepto do sincretismo, os Umbandistas ou Candomblecistas tão logo “CULTUAM O DEMÔNIO” na ótica de vocês, e todos os outros, sendo o que forem, NÃO SENDO EVANGÉLICOS ESTÃO FADADOS AO INFERNO.

      Excluir
    2. Vocês criticam, perseguem Homossexuais somente por serem diferentes, ai...., perante isso tudo, EU SOU SEM NOÇÃO???.
      E outra coisa caro amigo, vi que você tem um blog, nem me dei ao trabalho de ler ou se quer comentar, pois não é uma temática que me chame a atenção, quanto mais colocar textos ofensivo quanto a sua pessoa, esse de todo o texto que você escreveu mostra que você é igual a todos os Sociopatas membros dessas igrejas Evangélicas que se aglomeram por ai, intolerante, preconceituoso e inculto, como todos os outros iguais a você.
      Eu sigo o direito que me foi dado pela Constituição Federal, usufruo de minha Liberdade de Expressão, meu Livre Arbítrio de pensar e seguir o que me convém.
      Então, siga meu exemplo, mesmo achando você um lunático, um fanático religioso que espera o juízo final, não fui até SEU BLOG escrever um texto estapafúrdio como o que você escreveu, pelo único e simples fato... EU SEI RESPEITAR OPINIÕES, COISA ESSA QUE VOCÊ E 99% DOS FANÁTICOS E CEGOS PELA RELIGIÃO NÃO SABEM FAZER...


      Excluir
    3. Sr. Paulo,

      Corroboro com suas colocações. Sou UMBANDISTA e não só por isso não li os livros sagrados da maioria das religiões do mundo, como Torá, Al Corão, Bíblia e fundamentos Budistas de Nitiren Daishonin que deixou em vida o fundamento do Sutra do Lótus.
      Acreditar que sua fé é única e que sua fé é o único caminho a casa do senhor é no minimo uma ignorância. "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. (JO 14 1:6)
      Agora acreditar num livro que foi escrito 86 anos depois da morte e ressurreição de Iessua Ben Pandirá? Numa época que a expectativa de vida era no máximo 35 anos?
      Concordo que fé não se discute, mas, ignorar FATOS históricos?
      É como diz o ditado: "Se você tem telhado de vidro, não atire pedra no telhado dos outros."
      Tendo posto acima, sou frequentemente atacado por diversas outras crenças que dizem que eu cultuo o diabo, por isso estudei outras religiões, para não ser igualmente ignorante e bitolado com qualquer coisa que me falam.
      Excelente post!
      Axé

      Excluir
    4. Ok, muito interessante debater assim, vamos lá, você citou : "Em primeiro lugar, não existem provas palpáveis que isso que Jesus ressuscitou, ou se quer que ele tenha andado por 40 dias, ou se quer relatos das tais 500 testemunhas que o viram, a sua única fonte é a bíblia, que por sua vez, não é e nunca foi tida como fonte fidedigna de qualquer fato histórico."Se a bíblia não é considerada um livro de onde se possa extrair conhecimento histórico, então nenhum livro no mundo pode ser usado como base de argumentação, a maior parte da história de povos antigos do oriente-médio, só foi conhecida graças a bíblia, que corroborou com achados arqueológicos posteriormente. Então dizer que a bíblia não comprova a veracidade dos fatos, é uma tremenda falta de senso por parte sua, até mesmo, os livros apócrifos de de Macabeus que se encontram na bíblia católica, possuem relatos históricos de uma revolução ocorrida em Israel.
      Na segunda parte o sr,. citou o seguinte: "Em segundo lugar, você cita um parágrafo em meus post que diz “e isso levanta uma questão teológica, como é que esse pobre profeta, que mal era conhecido, que tinha andado desde a Galiléia, com um monte de seguidores viria a ser enterrado como um aristocrata???".
      Bom, se você acha meu conhecimento teológico raso, o seu “Conhecimento da língua portuguesa em interpretação de um texto” é ZERO, pois em momento algum eu neguei a origem do túmulo no qual ele foi enterrado, muito pelo contrário, eu ainda citei o nome de José de Arimatéia, porém, a questão teológica se deu não pelo local, e sim pela evidência de que CONSIDERANDO UMA HIPÓTESE de que Jesus tenha sido enterrado levando-se em conta ritos funerários Judeus iniciados no século 1, tendo em vista o túmulo no qual ele tenha sido enterrado, MAAAAS, seriam pérolas aos porcos, pois o Sr se quer sabe interpretar um texto, quanto mais saber sobre ritos funerários do primeiro século."
      Se você analisar seu próprio texto, verá que não cometi equívoco algum na interpretação do que você escreveu, Jesus ainda que sendo pobre, possuía em seu sangue, a linhagem da casa de Davi, ou seja, sangue real, pois tanto José, como Maria, eram descendentes diretos de Davi, sem contar ainda que Jesus é Deus e como um Deus, foi enterrado com as honrarias devidas. Anterior a sua morte, Ele teve o corpo banhado com puro nardo, que também era um dos costumes de preparação para o corpo.

      Excluir
    5. Obrigado por seu comentário Angelo Botelli.
      Ao contrário do que possam pensar, sou amplamente aberto e receptivo a quaisquer tipos de pessoas e crenças, mas não tolero ataques infundados como o do CRENTELHO que tentou infrutiferamente atacar a mim e a meu post.
      Não ataquei ninguém com meu post, partindo do princípio que o Blog é MEU, EU ESCREVO NELE O QUE BEM ENTENDER, caso não gostem da minha ótica, da forma como escrevo ou do que eu abordo em meus posts, É SIMPLES, com um click você fecha a página e segue a sua vida feliz.
      Imagine meu caro amigo Evangelizador, se eu fosse no seu BLOG e começar a escrever sobre todos os casos documentados de abusos sexuais e pedofilia que Pastores cometem pelo brasil a fora, ou a quantidade de fraudes fiscais que as igrejas evangélicas cometem, ou os CRIMES DE ÓDIO que por séculos os cristãos cometeram e até hoje cometem, principalmente com a discriminação por homossexuais que persiste até os dias de hoje.
      Não iria ser de bom tom não é??, mas, como disse, diferente de você e de todos os outros que seguem essa sua ideologia de que todo o resto dos seres humanos não merecem respeito só por não serem EVANGÉLICOS, eu não vou fazer isso.

      Excluir
    6. Caro Sr. Evangelista,

      Haja visto que Iessua era filho da casa de Davi, então pela lógica, TODOS os judeus também são!
      Sua citação ""Se a bíblia não é considerada um livro de onde se possa extrair conhecimento histórico, então nenhum livro no mundo pode ser usado como planejados base de argumentação, a maior parte da história de povos antigos do oriente-médio, só foi conhecida graças a bíblia, que corroborou com achados arqueológicos posteriormente." Me faz pensar que no baixo o sr. ignora os Sumérios, Assirios, Persas e etc... . Provas eles tem sim, basta uma pesquisa no google.
      Iessua (nome original em Aramaico) e depois a Bíblia foi traduzida para o Latim, linguagem dos Romanos, depois em 1517 foi traduzida para o Alemão na Igreja do Castelo de Wittenberg por Martinho Lutero. Logo depois disso a Igreja veio com a contra reforma munida do Maellus Maleficárium (continuando com a santa linguagem o Latin, por que outras eram consideradas como pagãs) e assim a caça as bruxas!
      Sou versado em Latin, Aramaico e Yorubá, vou te dar uma luz em relação a oração original passado por Iessua em Aramaico com tradução!

      Pai nosso em Aramaico traduzido para o Português.
      Awan d’wash-maya Pai nosso que está no céu
      nith-qa-dash shmakh Santificado seja o Teu nome
      teh-teh mal-ku-thakh venha teu reino
      neh-weh tzew-ya-nakh seja feita Tua vontade
      ay-ka-na d’wa-shma-ya ap b’ar-aa assim no céu também na terra
      haw-lan lakh-ma d’sun-qa-nan yaw-ma-na dá-nos o pão que necessitamos neste dia
      w’ash-wuq lan khau-bayn e perdoa-nos nossas dívidas
      ay-ka-na d’ap akh-nan assim como nós
      shwa-qan l’kha-ya-wayn perdoamos aos nossos devedores
      w’la ta-lan l’nes-yu-na e não nos conduza ao julgamento
      e-la pa-tzan min bi-sha mas livra-nos do mal
      me-tol d’di-lakh hi mal-ku-tha porque Teu é o reino
      w’khay-la w’tesh-bukh-ta e o poder e a glória
      l’al-am al-min Am-een para sempre eternamente Amém

      Faça um favor, estude muito para não ficar vomitando merda on line!

      Axé para você e seja feliz!

      Excluir
    7. Caro Angelo, Jesus é um nome Hebreu ( Yeshua - transliterado ) não Iessua, os judeus são todos descendentes de uma linhagem de 12 tribos, porém, a única tribo, onde houve uma promesssa de um Rei, foi a tribo a qual pertencia Davi, por isto citei Jesus como descendente desta linhagem, por isto Ele é o Rei dos reis. Jamais disse que não conseidero outros livros de história de povos antigos, inclusive conheci de perto o código de Hamurabi e parte desta cultura , tanto no Louvre quanto no museu britãnico, para mim são provas históricas.
      Com relação ao modelo de oração do Pai Nosso, Jesus falava em aramaico sim, mas todo o novo testamento, foi escrito originalmente em Grego Coiné, língua que também estudei., juntamente com o hebraico. Com relação a reforma de Martinho Lutero, a partir da bíblia, houve o incentivo de traduzirem outros livros para o idioma nativo de cada povo, pois antes disto era impossível, ao passo que a igreja católica, cometeu grandes erros, como pseudo - detentora do título de primeira igreja de Cristo, através de cruzadas, venda de indulgências, caça as bruxas e ao conhecimento, ainda assim, serviu, para preservar os manuscritos mais antigos da bíblia.
      Grego Koiné
      Πάτερ ἡμῶν, ὁ ἐν τοῖς οὐρανοῖς·ἁγιασθήτω τὸ ὄνομά σου,
      ἐλθέτω ἡ βασιλεία σου,
      γενηθήτω τὸ θέλημά σου, ὡς ἐν οὐρανῷ καὶ ἐπὶ γῆς·
      Τὸν ἄρτον ἡμῶν τὸν ἐπιούσιον δὸς ἡμῖν σήμερον·
      Καὶ ἄφες ἡμῖν τὰ ὀφειλήματα ἡμῶν,
      ὡς καὶ ἡμεῖς ἀφήκαµεν τοῖς ὀφειλέταις ἡμῶν·
      Καὶ μὴ εἰσενέγκῃς ἡμᾶς εἰς πειρασμόν,
      ἀλλὰ ῥῦσαι ἡμᾶς ἀπὸ τοῦ πονηροῦ·
      Ὅτι σοῦ ἐστιν ἡ βασιλεία καὶ ἡ δύναμις καὶ ἡ δόξα εἰς τοὺς αἰῶνας τῶν αἰῶνῶν, αμἡν.


      Transliteração: (passar de um alfabeto para outro):

      Pater hemon ho en tois ouranois, hagiastheto tó onoma sou; eltheto he basileia sou;
      genetheto to thelema sou, os en ouranou, kai epi tes ges;
      ton árton hemon ton epiousion dos hemim semeron;
      kai afes hemin ta ofeilemata hemon, os kai hemeis afiemen tois ofeleitais hemon;
      kai me eisenenkeis hemas eis peirasmon, alla risai hemas apo tou poneron.
      Oti sou estin he basileia kai he dynamis kai he dokza eis tous aionas. Amén.
      Grande abraço

      Excluir
    8. ...se pesquisar mais um pouco verás que JESUS ,como um "peregrino",fez muitos amigos(as) e as mulheres,tais como,Martha,Madalena...(existe uma igreja de santa Madalena na França),essas mulheres detinham posses e praticamente "sustentava sua missão"...

      Excluir
  3. Na outra parte, você menospreza os textos de Flávio Joséfo, mas segue aqui um pequeno relato de outros historiadores que também citaram Jesus: Cornelius Tacitus (d.C. 55-120), um historiador do primeiro século de Roma, que “é considerado como um dos mais corretos historiadores do mundo antigo” (Josh McDowell, The New Evidence that Demands a Verdict, Thomas Nelson Publishers, 1999, p. 55). Um trecho de Tacitus nos conta como Nero “infligiu as mais terríveis torturas a uma classe… chamada cristãos. Christus [Cristo], de onde o nome teve sua origem, sofreu penalidades extremas durante o reino de Tiberius nas mãos de um dos nossos procuradores, Pontius Pilatus…” (Tacitus, A. 15.44). Em contraste, o Alcorão mulçumano, escrito seis séculos depois que Jesus viveu, relatou que Jesus nunca foi crucificado, apesar de isso ser um fato confirmado por inúmeros historiadores seculares. (Comentários do Dr. William Lane Craig, em uma audiência de faculdade, em dezembro de 2001: “Nas páginas do historiador judeu Josephus aprendemos que Jesus foi executado pela autoridade romana sob Pôncio Pilatos por meio da crucificação. E Tacitus, o historiador romano, também nomeia Pôncio Pilatos como o responsável pela execução de Jesus através da crucificação. De acordo com Josephus e um escritor sírio, Mara Bar-Serapion, as autoridades judias participaram dos acontecimentos que ocorreram durante a execução de Jesus e justificaram isso como uma empreitada apropriada contra a heresia. Assim, em fontes extra-bíblicas, judias e romanas, temos a evidência do julgamento de Jesus, do envolvimento tanto das autoridades judias quanto das autoridades romanas, do modo de sua execução, a saber através da crucificação. E esses fatos estão fixados firmemente, como uma âncora na história. Nenhum estudioso da história, nenhum historiador nega isto. Pelo contrário, eles estão tão firmemente fixados que, na verdade, se tornaram um critério de autenticidade.”)

    Flavius Josephus, um historiador judeu (D.C 38-100), escreveu sobre Jesus em seu livro “Antiguidades Judias”. Segundo Josephus, “nós aprendemos que Jesus era um homem sábio que fez feitos surpreendentes, ensinou a muitos, ganhou seguidores entre judeus e gregos, foi tido como Messias, acusado pelos líderes judeus, condenado a ser crucificado por Pilatos, e considerado ressurreto” (Wilkins, Michael J. & Moreland, J.P, Jesus Under Fire, Zondervan Publishing House, 1995, p. 40).

    Suetonius, Pliny, o Jovem, e Thallus também escreveram sobre a adoração a Cristo e a perseguição na mesma época dos relatos do Novo Testamento.

    Até mesmo o Talmude judeu, novamente não uma fonte favorável sobre Jesus, confirma a maioria dos eventos de Sua vida. Do Talmude, “aprendemos que Jesus foi concebido fora do matrimônio, ajuntou discípulos, fez declarações blasfêmicas sobre si mesmo e fez milagres, mas esses milagres eram atribuídos à bruxaria e não a Deus.” (Ibid)

    ResponderExcluir
  4. Essa informação é extraordinária, considerando-se que a maioria dos antigos historiadores tinha seu foco em líderes políticos e militares. Apesar disso, judeus, gregos e romanos da Antiguidade (que não eram ardentes seguidores de Jesus) substanciaram os maiores eventos que estão presentes nos quatro evangelhos."

    ResponderExcluir
  5. Com relação a esta citação: "Me explique por favor o que é isso??? kkkkkkkkkkkkkk, você por um acaso está me fazendo uma ameaça velada??, ou um aviso pré-dito pelo espírito santo que tocou seu coração dizendo que eu precisava ser salvo do julgamento de Deus???." A bíblia nos diz: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16
    Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:37
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
    Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
    João 3:16-21

    ResponderExcluir
  6. Eu não condeno ninguém, as pessoas já nascem condenadas, mas cabe a elas, mudarem ou não seu destino final. Realmente peço a Deus que algum dia você volte para os caminhos dEle, Ele não me "tocou" para dizer isto a você, nem tampouco é algo "profético", mas temos um mandamento de anunciar o evangelho a toda criatura, e você faz parte deste plano de Deus, ainda que guarde uma mágoa contra o evangelho, Cristo não fez nada de mal para ti, se alguém errou contigo, foram os homens, e estes realmente sempre irão errar, Independente disto, em nenhum momento citei que os "evangélicos" estão certos e os demais errados, tampouco citei algo referente a "demônio", nem mesmo desrespeitei a sua pessoa, pelo contrário, isto demonstra o quanto você carece experimentar do amor de Deus em sua vida, realmente, você carrega um grande peso de preconceito em suas palavras, quando diz que respeita opiniões, ma que respeitar é este que nos chama de "fanáticos" , "cegos pela religião", " sociopatas", enfim, existe uma grande contradição no seu pseudo - moralismo, pois chega ao ponto até mesmo de citar a perseguição aos homossexuais, que aliás, nem foram citados no seu blog, fazendo assim, uma verdadeira inquisição contra os evangélicos, e usando uma desculpa de que nós é quem perseguimos. Mas quanto há este último fato, nem me preocupo, somos perseguidos desde que Cristo veio ao mundo e sempre seremos, até que este mundo seja deixado por nós e é biblicamente correto que isto aconteça, seremos odiados:

    ResponderExcluir
  7. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 10:22
    Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Mateus 24:9
    E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. Marcos 13:13
    Finalizando nosso debate, você tem todo o direito de falar o que quiser, sobre qualquer assunto, mas ao fazer isto em algo público, esteja sempre preparado para ouvir respostas, se não concordar com elas, tem todo o direito de rebater,mas nunca leve isto pro pessoal, pois nossa discussão é no campo das idéias, somente idéias. Confesso que no seu texto inicial, vi realmente um texto bem culto e pontuado, ainda que não concorde com o que escreveu em sua totalidade.
    Que o Senhor esteja te abençoando e restaurando aquilo que foi perdido na sua vida. Você tem um grande potencial para ser usado no reino de Deus. Estarei orando pela sua vida.
    Agradeço a atenção que me foi dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, porque te recusas a entender que isso não me é de agrado, não condeno quem segue, disse sim que muitos são fanáticos, muitos são cegos e Sociopatas, pois leia o significado de “Sociopatia” que entenderá minha analogia.
      Não careço de amor de Deus, eu acredito em Deus, mas não um Deus feito a mão, acredito que Jesus tenha nascido, mas não que tenha super poderes, foi sim um ser divino, da mesma forma como são DIVINOS Stephen Hawking, Albert Einstein ou Carl Sagan, da mesma forma que Galileu Galilei foi divino em idéias mas mesmo assim, isso não o salvou de ser condenado pelo “Santo Ofício” pelas mãos de um “Santo Papa”.
      Citei sim a perseguição dos homossexuais por ser um dos milhares de exemplos da Sociopatia coletiva que muitos de vocês tem.
      Eu nunca concordei com o “Mecanismo Psicológico” existente por trás do Cristianismo, mesmo porque, toda a Bíblia que você, os 2 bilhões de católicos e tantos outros milhões de evangélicos seguem, foi EDITADA num evento chamado “Concílio de Niceia”, que serviu para nada mais, nada menos que para chegar em um CONSENSO da igreja.
      Essa Assembléia serviu para adequar a futura bíblia para um momento conturbado que viviam.
      E repare caro amigo, que isso aconteceu em 325dC., e nele foram estabelecidas as questões “Cristológicas” entre Jesus e Deus, a primeiríssima parte do “Credo Niceno”, a data da Páscoa e a lei canônica.
      Se não acreditar nos historiadores contemporâneos, leia então a obra de Eusébio de Cesareia, nele consta grande parte dos primeiros relatos do Concílio, como eu poderia acreditar em algo unicamente criado pelas mãos do homem, pois foi isso que aconteceu, Jesus passou a ser literalmente divino, não só por sua fantástica pessoa, como sábio de sua época, mas passou a ter super poderes, como curas e milagres, pois não existia a concepção de resposta para explicar um acontecimento como os de Jesus na época, a não ser por “Milagre”, quanto na verdade por vários motivos as curas podem ter sido explicadas, e não só elas, como todos os outros milagres à ele atribuídos.

      Excluir
    2. Caro Paulo Winchester o senhor está difamando o meu Deus e a minha crença, quando afirma o que o senhor PENSA que fazemos, para inicio de conversa sobre o homossexualismo:
      Nos cristãos evangélicos não "aceitamos" o homossexualismo pois é contra as leis de Deus e quando um homossexual afirma que nasceu para ser "mulher" ele afirma que Deus ERROU ao cria-lo homem.
      Voltando aos "fatos" a bíblia é a prova viva do nascimento e da ressurreição de Jesus Cristo e se o senhor abrir a bíblia em (João 20 versículos 1-30) verá essa prova com seus próprios olhos.
      E senhor Paulo eu oro ao senhor para que o espírito santo toque o seu coração e que o senhor veja como está falando do filho de Deus. Ainda há tempo de viver com o Senhor Deus no céu para que o senhor e Deus andem em ruas de ouro e para que receba um lindo tesouro e saiba que face a face o senhor O- verá e estará na presença do eterno Rei. Continuarei orando para que o senhor veja como fala quando fala de Jesus Cristo.

      Excluir
  8. Nunca vou acreditar num Deus que da o “Livre Arbítrio” e o manda para o inferno se você não escolher se juntar a ele, nunca vou aceitar um Deus que manda os filhos que diz amar para a “Danação Eterna”., me desculpe caro amigo, mas isso é rocambolesco de mais para mim.
    Nossa conversa ia muito bem até você colocar uma possível “Conduta Herética” que eu tenha cometido, isso desandou nosso debate ideológico, pois percebi que não existiria argumento pois a FÉ destrói a racionalidade das pessoas, a partir dai, nossa conversa, nosso debate nunca irá acabar.
    A partir deste momento, você e tantos outros andam pelo modo “Automático”, ignorando a sobriedade de fatos, simplesmente por se chocarem com a FÉ CEGA que não permite que vocês vejam além da ponta do nariz.
    Vejo que você tem um relativo conhecimento no assunto, mas, todo ele se degrada quando é associado a fé cega, ao fanatismo e isso o regride, trazendo de volta ao marco zero do conhecimento.
    Pois nesse mesmo marco Zero do conhecimento, estão o Gênese com Adão e Eva, estão a Arca de Noé e tantos outros absurdos que só se tornaram absurdos pela forma que são lidos, pela fé ser a tal ponto “Daninha” que estirpa o entendimento de uma “Metáfora”, transformando ela em algo literal.
    Digo sim o que quero, o que eu acredito, mas, não ofendo ninguém, se você se sentiu ofendido, entendo, pois não foi a intenção do post.
    O que achei rude de sua parte, foi ser agressivo, pois percebi que você não foi na tréplica, mostrando que você consegue ser polido, mas a pergunta é...”porque não o fez da primeira vez???”.
    O mesmo direito que eu tenho de me expressar você também tem, só peço que o faça de forma polida e educada, pois está em meu Blog, e o civismo cobra educação de todos.
    Bom, espero ter elucidado um pouco sobre o que eu acredito, e aproveito o ensejo para pedir que uma vez sabendo de meus ideais, não se necessita mais justificativas, pois CONSIDERO SEUS IDEAIS, NÃO VOU ACREDITAR NO DEUS QUE VOCÊ ACREDITA, RESPEITO QUE VOCÊ ACREDITE, RESPEITE O QUE E U N Ã O A C R E D I T O.
    Assim vamos encerrar esse debate, sem ameaças veladas da danação eterna, sem concelhos para seguir a palavra, ou ofensas pela falta de conhecimento


    ResponderExcluir
  9. Caro amigo, fico feliz de saber que crê em Deus, mas a fé é imprescindível para esta crença, então você me mostra que é tão crente quanto eu: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
    Outro detalhe que pode ser útil, nem todos os teólogos cristãos, concordam com esta doutrina do "Livre arbítrio", pois no nosso entendimento a arbitrariedade do homem foi prejudicada, após a queda do pecado, fazendo com que o homem, sempre tenha a tendência de seguir a conta de da carne, que é sempre inclinada ao pecado, com isto, ele perderia a capacidade de livre escolha, pois ele possui uma fator complicador que atrapalha o seu discernimento, mesmo depois que o indíviduo é restaurado através do sangue de Jesus, ele continuará sem o livre arbítrio, pois ele passa a fazer a vontade do Espírito Santo como volição principal, ao invés de seu próprio desejo, ainda que ambos entrem em conflito na maioria das vezes. Outro fato interessante é que Deus não manda ninguém ao inferno, se você conhecer a história da humanidade, aos olhos de Deus, verá que o pecado de Adão e Eva, nos sentenciaram à condenação eterna e não Deus, e como Deus não ´injusto, Ele mesmo proveu um meio de nos resgatar desta condenação, claro, aceitará quem quiser.Com relação a Adão e Eva, ninguém tem provas de que não foi assim, aliás, a teoria da evolução até hoje não pode ser comprovada, pois ela não possui nenhum relato científico que a valide, é necessário ter fé na evolução, para acreditar nela. Gostei muito do seu último comentário, pois mostra realmente o seu nível entendimento natural das coisas espirituais e no seu caso, isto foi positivo. Precisamos de pessoas que tenham fé, mas principalmente o uso da razão, para se servir a Deus, não podemos ser burros, a própria bíblia diz: "Amar com todo o entendimento."Obrigado pelo retorno e tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Caro Evangelista,
    Seu Deus pode ser um e outros podem ter o mesmo Deus com outras faces, porém, único para todas as religiões( Seja, Maomé, Buddah, o Universo, Zambi ou seja lá o nome que sua religião dá!) Digo isso partindo do princípio que Deus é UNIPOTENTE E UNIPRESENTE, ou seja, todos os caminhos levam a casa de meu PAI(Palavras do Senhor) Eu posso ter minha fé e acreditar em outras, qual é o problema disso? Só prova que não tenho a mente fechada. Em Apocalipse 13:18 é claro que é dito que o homem deve ter o conhecimento para calcular o numero da besta! Esse conhecimento chama-se CIÊNCIA! E está na palavra de sua Bíblia!
    Conhece a Parábola dos Talentos? Desenterre o seu e devolva 2 talentos ao Pai!
    Nada pior do que se ater a somente um ÚNICO LIVRO como se fosse a razão de tudo no mundo! Ainda te provo isso! "E Deus fez o homem a sua imagem e semelhança."(Genessis) E se nós fizermos contato com uma forma de vida extra terrestre? Quem foi que fez eles? Deus?
    Deixa de ser bitolado, abra sua mente para o mundo que está fora de sua mente!
    Estudar e conhecimento não ocupa espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Angelo, elucidando os fatos: "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Coríntios 8:6". A bíblia afirma que só há um Deus ( Ywhw ), em nenhuma parte do evangelho, você achará "todos os caminhos levam a casa de meu PAI(Palavras do Senhor)", o que você encontrará é: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6. O único meio bíblico do homem se achegar a Deus é através da aceitação do sacrifício de Jesus e reconhecimento de que Ele é o único Senhor. Os povos que habitavam o Oriente - médio, a palestina, já tinham suas próprias crenças, politeístas, que foram um dos motivos para serem desarraigados daquela terra a mando do próprio Deus.
      Quando a bíblia fala em conhecimento, não é só espiritual: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29"
      Não me atenho a um único livro, mas ao Ùnico Livro, é claro que estudo outros livros, mas tudo que eu vier a falar de Deus, e isto vale para qualquer religião, só pode ser extraído da Bíblia, Praticamente todas as religiões conhecidas, utilizam alguma coisa ou outra da bíblia para validarem suas práticas e doutrinas, pois antes da bíblia ( velho testamento ), ninguém tinha um conhecimento tão próximo de Deus.
      Quando a bíblia fala, feitos a sua imagem e semelhança, podemos extrair daí a nossa capacidade inventiva, nossa inteligência, nosso conceito moral universal.

      Excluir
    2. Na boa,
      Vc leu o que escrevi? Vai ser bitolado assim longe de mim!
      Onde no oriente médio um, cara iria encontrar nomes como: José. Maria, Marcos, João,Tiago Felipe. etc... . Eram todos JUDEUS! e com esses nomes? Para com tudo!
      Tu nunca estudou história né? Nem a própria história cristã! Nunca ninguém seria nomeado assim, até por que os nomes seriam em Hebraico! Portanto, mais uma vez, digo que a bíblia é falha até no contexto histórico!
      O que você me diz do sacrifício de 1000 cordeiros feito por Salomão para falar com Deus?
      Isso é conceito moral é universal? Inteligência não é sinal de sabedoria!
      O Satanismo também cultua sua bíblia, em suas práticas e doutrinas, o próprio Vaticano sabe disso! Está no Archivum Secretum Vaticanum, você tem acesso a isso? Claro que não! A Igreja não quer divulgar a veriddata!
      Se você não tem outro argumento que não seja sua bíblia, é melhor parar de escrever besteira!
      Axé para você e toda sua família!

      Excluir
  11. Ola queridos, estava vendo o post e é bem antigo já, mas fiquei impressionada com essas discussões. Sabe, o contexto histórico é bem assim mesmo, entra muitas vezes em contradição com a religião, com a bíblia, porque a sabedoria dos homens é loucura pra Deus e vise-versa, não bate mesmo e acaba se tornando bobagem discutir certas coisas... só Deus é capaz de moldar as pessoas, tanto o evangélico quanto o Paulo... o verdadeiro cristão não pode forçar ou impor sua crença, pelo contrario, o silencio e a delicadeza são as melhores maneiras de evangelizar. Evangélico apenas coloque as pessoas que você encontrar em oração e tenha amor por cada uma delas e fale também com amor, não é em guerras que levamos almas para Deus, ame seus irmãos e reze por eles, pra que Deus mostre o seu Espirito, a sua graça e que assim mostre o porque existem tantas pessoas apaixonadas por Ele. Você não sabe nada da vida dessas pessoas para impor, mas Deus sabe. Paulo, sou vocacionada religiosa de uma comunidade da igreja católica, muitas coisas que a historia fala eu não concordo, mas vim aqui mais para falar com aquele que discutiu com você, pois o papel dele é amar justamente por dizer saber de Deus, pois Deus é amor e ponto... e concordo quando você diz que nem era pra ele ter comentado, pois quem ama silencia e simplesmente ama. O homem não sabe de todos os fatos, nem religiosos, nem históricos, pois o mundo sempre nos surpreende.. e a religião foi feita pra vivermos somente... Que Deus Abençoe o seu dom da escrita Paulo e modele o servo Evangélico ... Ele ama vocês! Abraços.

    Paz e Bem!
    Ana Carolinne

    ResponderExcluir
  12. Sabe Ana, (se me permites lhe chamar apenas de Ana), o que acontece é simples até, não tenho o intuito de denegrir nenhum segmento religioso, não faço uso desde meio para macular, difamar ou rebaixar nada nem ninguém, fé é algo que não se discute, e não o fiz nem nunca farei.
    Tenho muito respeito por aquele que crê, inerente no que ou em quem, porém, mesmo sabendo da existência de Blog’s de cunho religioso, não vou até lá manifestar minha opinião, o que pelo jeito já imaginas ser contra ah um monte de “verdades” ditas.
    Agradeço seu comentário, e respeito a sua condição de “vocacionada religiosa”, contudo, mesmo sabendo que partindo da premissa de que, uma vez vinculando suas opiniões em uma via pública de comunicação, como no caso meu Blog, estamos sujeitos a comentários negativos e positivos, não ligo de receber críticas, muito pelo contrário, elas muitas das vezes nos ajudam a melhorar, pois isso quando são construtivas.
    O que percebi desse rapaz, o que se auto intitula “evangelista”, foi que ele a todo momento buscava o confronto, falseando suas palavras com uma educação contraditória, até o momento onde ele apenas não concordava com meu post, ÓTIMO, pois era um direito que lhe reserva, mas o que eu ABOMINO é FALTA DE RESPEITO.
    Vem em meu blog, desmerece minha postagem, insinua meu desconhecimento do assunto proposto, e ainda é agressivo!!!, isso é um açoite, pois como disse de início, sempre procuro respeitar o credo alheio e seus dogmas, contudo, repito: “Se não gostou do que eu escrevi?, se não gostou da temática do Blog??, SIMPLES, saia do Blog e sega sua vida feliz”.
    Não tenho nada contra evangélicos, tenho grandes amigos que são, mas não tolero “CRENTELHOS”, pois não se contentam em buscar o livramento, mas querem enfiar goela abaixo de todos ao seu redor uma coisa que eles acreditam, porém, da mesma forma que eu os respeito por acreditar, QUERO QUE RESPEITEM QUE EU NÃO ACREDITO.
    Não gosto nem quando escuto a primeira e máxima inverdade da infeliz MAIORIA de evangélicos, quando dizem SABER RESPEITAR A OPINIÃO ALHEIA, pois de fato NÃO SABEM, se acham no direito de bater em minha casa as 08:00 de um Domingo de manhã, me abordando com a enfadonha frase “Você já encontrou Jesus?”, e ainda se incomodam quando eu me viro, em silêncio que o respeito me obriga.
    Mas esses mesmos evangélicos se incomodariam se um UMBANDISTA lhes batesse a porta num lindo Domingo as 08:00, e lhes fizesse uma pergunta do tipo “Você já encontrou o Exú Caveira?”, então, baseado nesse tosco, porém VERDADEIRO exemplo, saliento...”EVANGÉLICOS NÃO RESPEITAM DIVERGÊNCIAS”.
    Mas......, infelizmente a Blogspot não inventou nenhum bloqueio contra intolerância religiosa ou de pensamentos, pois se existisse, eu certamente aplicaria em meu Blog.
    OBS..., Não sou Umbandista, e nem por isso vou a um terreiro, barracão ou qualquer que seja a denominação do local que se reúnem para pregar que ELES NÃO VÃO PARA O CÉU POR CULTUAREM DEMÔNIOS...
    Sendo assim, obrigado por seu comentário Ana, só me senti no direito de vir aqui, nem que de forma tardia para deixar certas coisas claras, seja bem vinda ao Mistérios Históricos da Humanidade, e sinta-se ah vontade de contar o que quiser.

    ResponderExcluir
  13. O túmulo de Jesus com seu esqueleto nunca será encontrado. Por um destes três motivos:

    1- Jesus existiu mesmo, ressuscitou e subiu em corpo para o céu. Portanto, não há esqueleto para ser achado.

    2- Jesus e toda a sua história são uma lenda e ele nunca existiu. Portanto, não há esqueleto para ser achado.

    3- Jesus existiu, morreu, mas não ressuscitou. Os apóstolos pegaram seu corpo e cremaram para dar veracidade à história. Portanto, não há esqueleto para ser achado.

    Simples assim!

    ResponderExcluir
  14. Não merece comentario um texto que parte do princípio de que o Jesus católico existiu de fato.Fui um jornalista sério por 42 anos.Por me saber escravo da verdade, não posso considerar a farsa Jesus de Nazare como digna de ocupar meu tempo.l wiliam prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite William, bom, Primeira discrepância: "Não merece comentário", isso que você escreveu queridão FOI UM COMENTÁRIO, Segunda discrepância, "Fui um jornalista sério por 42 anos -- não posso considerar a FARSA jesus de Nazaré"... Oi???, eu não te acharia um completo acéfalo se desconsiderasse seus milagres, se desconsiderasse seus feitos, ou tudo de supernatural que a bíblia fala, mas achar que ele como pessoa não tenha existido???, amigo, é a mesma coisa, você diz que foi um "Jornalista Sério", ai, um grupo de pessoas escrevem uma biografia onde te relatam um jornalista BRILHANTE, porém na realidade tu foi um jornalista horrível, sem grandes feitos, sem grandes matérias, mas contudo um bom homem, isso faz que não tenhas existido?, NÃO, isso não te faz brilhante, mas não te apaga da história.
      Depois desse seu pífio comentário, me desculpe, mas a sua afirmação de ter sido um "Jornalista SÉRIO" só me faz pensar que a única coisa que o fazia ser SÉRIO era apenas NÃO RIR COM FACILIDADE...
      Obrigado pelo seu comentário

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Caro Sr. Paulo Winchester, por um acaso hoje eu achei essa publicação. Cheguei a ler alguns debates... não todos ! Cada um deve acreditar no que quiser, de fato !
    Sei que seu texto ñ foi com intenção de abalar a nossa fé (Nós Cristãos), com tudo que lí, quero te dizer, que Jesus te ama independente do que vc acredita. fica na paz do Senhor. Saiba que alguém ora por você . Abraços !!

    At. Elias

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelo seu comentário Elias, agradeço mesmo, obrigado também pelos seus votos e por suas orações, as vezes as pessoas não entendem algumas coisas que leem, pesquisas são pesquisas, ter a curiosidade nos faz pesquisar, algumas vezes acreditamos no que lemos, outras não, e nem por isso temos de agredir que as fez, o direito de manifestarmos nossa opinião é algo que a constituição nos reserva, contudo, educação temos de ter, fico grato quando vejo pessoas iguais a você, que tem sua fé definida, não importa o que aconteça, acho mesmo que, pessoas que se abalam pelas opiniões alheias a respeito do que elas acreditam tenham sua fé menos esclarecida, pois se o tivesse, nada nem ninguém as abalaria, muito menos teriam de sair apedrejando quem não acredita nas mesmas coisas que nós.
    Disse e repito, obrigado pelo seu comentário, seja bem vindo ao blog

    ResponderExcluir
  18. Paz Paulo!!Posso usar a imagem acima do túmulo vazio de Cristo para a foto de capa do meu face??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por seu comentário Raquel, desculpe demorar tanto tempo para responder aqui, mas pode tirar a foto sim se ainda estiver viva e com facebook, afinal, quase um ano depois eu estou respondendo kkkkk, seja bem vinda ao Blog

      Excluir
  19. Bom dia Paulo
    Em primeiro lugar o seu blog está de parabéns é uma ferramenta de pesquisa muito boa, obrigado.
    Não vou comentar os textos e nem os contextos e sim os rumos da conversa, mas vamos lá percebi no debate acima que realmente o Sr. tem muitos conhecimentos, mas notei que a quantidade de conhecimento que o Sr. tem não foram suficientes para estar seguro de seu posicionamento pois para quem conhece tanto achei que deu justificativas demais, afinal de conta do que você tem medo? Não precisa se justificar tanto a verdade virá com a morte as suas convicções serão provadas com o encerrar dessa vida sou católico apostólico romano e acredito na morte e ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo e não tenho medo de estar enganado, vamos pensar de maneira bem prática e simples por isso vai perceber pela minha escrita que não sou um estudioso de muitos assuntos, peço desculpas por isso, vamos supor que Cristo não ressuscitou portanto não existe vida após a morte e tão pouco existe inferno, correto? Todos que tem esta esperança serão frustrados com a decepção de sua inexistência, correto? Mas o que isto muda para mim e para o Sr. ......?! O máximo que poderá acontecer será, caso nossas almas existam elas estarão soltas em um vazio vagando por aí ou simplesmente desaparecerão, mas e se o Senhor estiver errado? e se o Inferno e o Céu existirem de fato? E se almas existirem e forem imortais como disse Nosso Senhor no evangélio de São Mateus 10,28 que ninguém as pode matar? Mas se eu não acredito na ressurreição não poderei viver a eternidade com alguém que nem mesmo acredito então as nossas almas estarão em uma situação bem complicada não podendo ir para o céu por falta de fé, sendo assim me parece que só restará a opção do inferno...., pergunto o que o Sr. perde em acreditar na Ressureição de Cristo??? Eu respondo nada e se for verdade o senhor ganhará tudo e o que o Senhor ganha em não acreditar na ressurreição, nada e se for verdade que cristo ressuscitou o Sr. perderá tudo.
    Agora vamos analisar com apenas 2 neurônios, acreditar na ressurreição não seria uma postura um tanto inteligente.
    A igreja Católica estuda e nos ensina isto a mais de 2000 anos, será que não vale a pena dar um crédito a ela por essa perseverante insistência não seria interessante investigar o porquê desta insistência?? Não estaria ela falando a verdade??
    Mas infelizmente é aquela velha história para que uma pessoa reconheça que o outro está certo antes é preciso reconhecer que ele próprio está errado, mas o antídoto p/ este veneno se chama humildade e esta graça se obtem com joelho no chão diante de Deus.
    Fique com Deus meu irmão estou rezando por ti
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, antes de tudo queria agradecer pelo seu comentário, e vamos lá responder, (vou responder por partes pois seu comentário foi enorme) kkk
      Primeiro, agradeço pela parte que me tocas quanto ao elogio ah respeito de meus conhecimentos, porém, ao contrário de sua afirmação “a quantidade de conhecimento que o Sr. tem não foram suficientes para estar seguro de seu posicionamento pois para quem conhece tanto achei que deu justificativas demais” não foram “justificativas” e sim argumentos, dados em réplicas e tréplicas, pois estávamos em um debate, e em um DEBATE as pessoas se posicionam, argumentam, pois em sua maioria, meus comentários foram a respeito da “falta de respeito” de como fui tratado e à meu texto.
      “afinal de conta do que você tem medo?” medo?, sou professor de História, e como tal, sinto-me na obrigação moral de elucidar baseado no que estudei, entenda, não defendo “verdades” e sim opiniões, em meu blog achará fatos que procuro expor sem ser tendencioso, e em 99% das vezes, deixo ao leitor tirar suas conclusões.
      E se fosse lhe responder do que tenho medo, lhe diria “Da falta de respeito e intolerância” disso que tenho medo, e sempre me pergunto porque a descrença ofende tanto o cristão?, eu respeito que acreditem em uma história digna de uma produção da Disney, com direito a bonecos de barro animados, barcos imensos cheios de bichinhos da Parmalat dentro, cobras falantes e epopeias no deserto, agora, porque não respeitam que eu não acredito??

      Excluir
  20. “Mas se eu não acredito na ressurreição não poderei viver a eternidade com alguém que nem mesmo acredito então as nossas almas estarão em uma situação bem complicada não podendo ir para o céu por falta de fé, sendo assim me parece que só restará a opção do inferno” isso se aplicaria no caso da pessoa que não acredita na ressurreição mas acredita em inferno?, desculpe amigo, mas uma afirmação totalmente contraditória, pois, vamos partir da premissa que a pessoa em questão não acredite na mitologia cristã, logo, se ela não acredita na ressureição, não acredita em céu, sendo assim, também não acredita em inferno, pois se ambos fazem parte da dita “mitologia cristã” se não acreditamos em céu, ressurreição, não acreditaremos tão logo em inferno.
    “ pergunto o que o Sr. perde em acreditar na Ressureição de Cristo???” a questão não é o que ganho ou perco, não acreditar na mitologia cristã não me faz achar que Jesus não existiu, ou que todas as pessoas citadas ali são fantasiosas, até porque Alexandre o Grande é citado no Velho Testamento, e existiu.
    Jesus foi um gênio da humanidade, bem como Leonardo da Vinci, Galileu, Isaac Newton ou Stephen Hawking, ele foi genial, e não ter nascido de uma virgem, não ter vivido em celibato ou não ter ressuscitado não diminui sua genialidade.

    ResponderExcluir
  21. Acreditar nisso é ignorar que a terra seja redonda, é ignorar que o universo tem 13,7 bilhões de anos, é ignorar que a própria terra tenha 4,54 bilhões de anos, pois acredito que o Sr. saiba que a Bíblia sugere que terra foi criada há cerca de 6000 anos atrás. Essa teoria assume que a terra foi criada literalmente em 6 dias e soma as genealogias de Gênesis 5 e 11, calculando para trás a partir de Abraão, acreditar nisso é ignorar toda a evolução da tecnologia, é ignorar a própria história, então, prefiro acreditar em 200 anos de evoluções científicas do que em um livro que afirma o absurdo somente porque Deus assim disse.
    “acreditar na ressurreição não seria uma postura um tanto inteligente” não comentarei essa afirmação, pois além de estapafúrdia, já foi respondida na citação acima...
    “A igreja Católica estuda e nos ensina isto a mais de 2000 anos”, desculpe meu amigo, mas A IGREJA CATÓLICA ESTUDA? Se fosse realmente comprometida em elucidar algo não teria condenado Galileu, muito menos demorado 350 anos para assumir que cometeram um erro condenando um homem só porque dizia que a terra não era o centro do universo, não teriam quase exterminado os gatos pretos da Europa na idade das trevas por acharem que eram “Animais de Satã”, então caro amigo, não, a igreja católica não estuda...
    “será que não vale a pena dar um crédito a ela por essa perseverante insistência não seria interessante investigar o porquê desta insistência??” então as coisas para ti são assim?, merecem crédito por serem insistentes?, a Igreja católica passou 350 anos insistindo que a condenação de Galileu foi justa e merecida pela heresia de afirmar que a terra não era o centro do universo, então, o mundo deveria ter acreditado na igreja nesses 350 anos de insistência???, desculpe amigo, mas não tem cabimento você sugerir isso.
    “mas o antídoto p/ este veneno se chama humildade e esta graça se obtem com joelho no chão diante de Deus.” Não, o antídoto para a ignorância se obtém com estudo, com dedicação de esclarecer a verdade sem ser cegado pela fé, esse é o antídoto.
    Contudo, obrigado por seu comentário...., agradeço por suas orações.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eu que não sei ser contrariada, Guaxinim?

    ResponderExcluir