terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Jesus nasceu dia 25 de Dezembro???





Aproveitando esta data tão festiva, cheia de tradições e lendas, pergunto eu se realmente existe alguma prova real de que estejamos realmente festejando o nascimento de Jesus.
Já escrevi matérias sobre o local, ou locais onde Jesus possa ter sido morto e enterrado, porém, tão misterioso e enigmático quanto seria a data e ano real de seu nascimento.
 
Partimos então por nossas referências, a Bíblia???... é ... seria um início bastante óbvio, se não fosse o fato de não constar em parte alguma uma data ou mês em que Jesus poderia ter nascido..
  


 
O dia 25 de Dezembro na Roma antiga era o dia do aniversário do Deus Persa Mitra, era uma festividade muito popular comemorada pelos antigos romanos, ai, lá pelos anos de 350, como Roma já era a capital do Cristianismo e a cidade mais importante do mundo, os Bispos, malandramente, ao invés de repudiarem, incorporaram a data ao seu calendário de festividades, foi oficialmente adotada através do decreto do Papa Júlio I como sendo o de nascimento de Jesus, assim, agradariam os pagãos e cristãos.


Malandragens e conveniências a parte, a própria Bíblia desmente a data, o evangelho de Lucas afirma que Jesus era seis meses mais novo que João Batista, que em diversos registros apontam para que tenha nascido em 27 de Março, sendo assim, o Natal cairia no fim de Setembro.
E para dar mais um nó na mente deste querido leitor, se seguirmos a cronologia óbvia das datas, considerando seu nascimento no ano 01, ele teria nascido sob o governo do Imperador Augusto César, 27 AEC à 14 EC, porém, os evangelhos de Mateus e Lucas afirmam que ele nasceu sob o governo de Herodes o Grande,  73 AEC à 4 AEC, ou seja, segundo a própria Bíblia, se Herodes morreu no ano 4 AEC, o mais provável é que Jesus tenha nascido entre 7 ou 6 AEC, ( isso mesmo, Jesus nasceu antes de Cristo ).



Outro fato no mínimo improvável sobre o nascimento de Jesus, foi o de que dia 25 de Dezembro no hemisfério Norte é o chamado “Solstício do Inverno”, ou seja, Lucas em seu evangelho menciona que os pastores estavam nos campos cuidando de suas ovelhas, em dezembro os rebanhos já haviam sido recolhidos para seus estábulos devido ao frio. Há um comentário no Talmude, o Livro Sagrado dos Judeus, afirmando que os rebanhos eram colocados ao ar livre no mês de março e recolhidos em Outubro/Novembro, sendo assim, nunca poderiam haver pastores lépidos e faceiros pastoreando seus rebanhos num frio de lascar.
Sem contar o fato de Maria, grávida, sentada num burrico, viajando de Nazaré a Belém, uma viajem de no mínimo 3 dias, ( a menos que José tivesse um Burrico Tunado ), uma grávida viajando durante noite e dia num burro sob um frio da moléstia.... duvidoso isso...


Enfim, toda via, entretanto, não venho aqui fazer apologia para que nenhuma criancinha deixe de colocar suas meias nas janelas, ou deixe de esperar pelo hou! hou! hou! em suas chaminés, o fato é, devido falta de provas, não existe quaisquer fontes que comprove que Jesus nasceu dia 25 de dezembro.


Mas..., longe de mim desmerecer está festividade cheia de guloseimas gordurosas, gosto do Natal, é uma festa onde se mantém o amor ao próximo, o respeito e a compaixão, só isso, nascimento de Jesus, não, de forma alguma...

Um Feliz Natal a todos os Leitores...


9 comentários:

  1. Jesus nasceu muito provavelmente entre setembro e outubro, baseado dos dados fornecidos por Lucas e pelo livro de Crônicas, contando da concepção de João Batista.

    ResponderExcluir
  2. Ok Marcus... porém não entendi seu comentário, foi somente um comentário?, uma tentativa de correção?, um tok???, mesmo porque, que eu me lembre eu mencionei isso no post "Lucas afirma que Jesus era seis meses mais novo que João Batista, que em diversos registros apontam para que tenha nascido em 27 de Março, sendo assim, o Natal cairia no fim de Setembro.", não entendi???, mas, acreditando que seja somente um lapso... obrigado pelo comentário!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo quase 4 anos depois... Eu me baseei em que Zacarias, pai de João Batista, estava em seu turno de sacerdorcio quando recebeu o aviso do anjo que sua mulher engravidaria (ele era do turno de Abias, que sacrificava durante 15 dias entre junho e julho (I Cr 24:10). Diz que após esses dias sua mulher engravidou, então penso que ela engravidou entre final de julho e começo de agosto, sendo assim, Maria engravidaria de Cristo 6 meses depois, entre janeiro e fevereiro, sendo assim, Cristo poderia ter nascido perto de outubro.

      Excluir
    2. Olá Marcus, que bom que está de volta, ah respeito da sua resposta, tu deu uma explicação imensa, que achei até bem interessante, porém, não era mais fácil ter escrito "Concordo com você Winchester", pois você encerra sua resposta dizendo "Sendo assim, Cristo poderia ter nascido perto de outubro", logo, afirmei na minha réplica que "Sendo assim o natal cairia NO FIM DE SETEMBRO", logo, a pergunta que não quer calar.... FIM DE SETEMBRO NÃO É PERTO DE OUTUBRO????, obrigado por seu comentário

      Excluir
  3. Tem algo sobre a mitologia cristã que seja real ?

    ResponderExcluir
  4. Dezembro uma data de nascimento de reis, pois nasceu o rei dos reis, e este insignificante ser humano.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. não, se pir ventura JESUS nscesse neste dia obviamente saberiamos também a data do seu regresso. assim com não tem nem a data de nascimento, nem de quando foi crucificado, e nem do seu regresso, porque DEUS não se investiga so se aceita...

      Excluir
  6. E em resposta ao caro Ezequiel Daniel, que proferiu a afirmação “porque Deus não se investiga, só se aceita”, eu RESPONDO...
    “Fale por você”
    Em 1637, René Descartes disse em um de seus escritos “Dubito, ergo cogito, ergo sum”, que seria algo como “Eu duvido, logo penso, logo existo", raciocínio esse baseado no “silogismo aristotélico”, ou seja, em resumo, o que nos difere em espécie dentre todo o reino animal seria a capacidade de pensar, logo questionar, logo existir, se não fosse essa premissa, estaríamos batendo pedras e morando em cavernas...
    Obrigado pelo seu comentário...

    ResponderExcluir